quinta-feira, 3 de maio de 2007

História do futebol

O primeiro registro de um esporte semelhante ao futebol nos territórios bretões vem do livro Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae, de Willian Fitztephe, em 1175. A obra cita um jogo durante a Schrovetide (espécie de Terça-feira), em que habitantes de várias cidades inglesas saíram as ruas chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor.
Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo para os ingleses. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular. Tanto que, no século XVI, a violência do jogo era tamanha, que o escritor Philip Stubbes escreveu certa vez: "Um jogo bárbaro, que só estimula a cólera, a inimizade, o ódio, a malícia, o rancor." - O que de fato, era verdade. Era comum no esporte pernas quebradas, roupas rasgadas ou dentes arrancados. Há noticias até de acidentes fatais, como a de um jogador que se afogou ao pular de uma ponte para pegar a bola. Houve também muitos assassinatos devido a rivalidade entre times. Por isso, o esporte ficou conhecido como mass football, "futebol de massa".

Leia a reportagem completa clicando aqui

4 comentários:

Stéfani disse...

Oi Rafa eu adorei o que vc publicou e assim eu fiquei sabendo mais um pouco sobre futebol que apesar eu não saber nada , agora soube um pouco mais ficou ótimo.

Stéfani disse...

Rafa vc esta com razão eu tenho que procurar textos menores obrigado pela dica!!!!!

Victoria Elisa disse...

Seu blog está ótimo Parabéns !!! Adorei o que você publicou assim eu fiquei sabendo mais um poco mais sobre o futebol . Ficou bem legal !!!

Stéfani disse...

Rafa o que vc achou do que eu coloquei a mais no meu blog??????